Catarata Equina

A catarata afeta os olhos dos equinos, consistindo na perda de transparência do cristalino, que tem a função de uma lente natural, focalizando as imagens. A catarata é a maior causadora da cegueira em animais em diversas partes do mundo.

Pode ser causada por diversos fatores, tendo como os mais comuns: as traumáticas, congênita e secundária a problemas no metabolismo. Tanto animais jovens como idosos podem desenvolver a doença. Um exemplo de catarata muito comum é a traumática e tem sua origem após inflamações oculares.

O diagnóstico pode ser realizado pela presença de sinais clínicos, através da coloração dos olhos e a dificuldade do animal em enxergar. É importante a realização do exame de oftalmoscopia para determinar as causas da doença para um tratamento com melhores resultados.

Após resultados dos exames, inicia-se o tratamento que é realizado com o uso de corticosteroides subconjuntivais e colírios, sendo que só apresentam melhoras os animais que se encontram em fase inicial da doença. Em casos mais avançados o cristalino pode ser retirado, fazendo com que o animal retome a visão, porém existe uma dificuldade de adaptação.

Fonte: No Galope

Tags:   ,

Edilson Silva

Leave Comment