Hemorragia Pulmonar Induzida por Esforço (HPIE)

Cavalos que são submetidos a intensos exercícios físicos, seja no transporte de carga ou em atividades esportivas, podem estar correndo sérios riscos.

A Hemorragia Pulmonar, que em outras palavras consiste em sangue nas vias respiratórias, acomete vários equinos por conta da perseguição por excelentes resultados. O problema é conhecido deste a antiguidade e está relacionado ao estiramento dos capilares pulmonares.

Um estudo com 35 animais praticantes de polo, através de endoscopia, realizado logo após o término dos jogos, revelou que 9  animais, ou seja, 25,7%, apresentou algum grau de sangramento pulmonar. Porém, há outros estudos em grupos que apresentou até 70% de animais com este problema, que se diagnosticado a tempo pode evitar maiores complicações.

A tosse, cansaço, ruídos durante a respiração e sangramento nasal, são sinais claros desta hemorragia. Para evitar esta enfermidade, alguns criadores ministram medicamentos específicos antes das atividades físicas para diminuir a carga e a pressão sobre o aparelho respiratório, como broncodilatadores e antiinflamatórios.

É preciso, que estes animais passem sempre por avaliações periódicas, como exames com endoscopia, para que seja fornecido ao profissional da medicina veterinária um panorama das condições do mesmo.

Fonte: Byvet

Edilson Silva

Leave Comment